LabFotoGrafia&Design



Designer Educacional e Mediador: GHustavo Távora





LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE FOTOGRAFIA DIGITAL E PRODUÇÃO VISUAL APLICADAS À EDUCAÇÃO.



1. ICE_BREAKER: Coffee Break. Invertendo a ordem das ações, a ideia é usar o “coffee break” como “ice-breaker”. Logo no inicio do encontro, farei uma rápida apresentação sobre mim, e logo convidarei todxs à tomarem um cafezinho juntxs, ouvindo uma musiquinha e cada um se apresentando, como se fosse em um evento social onde teriam que se apresentar entre si, nomes, interesses pessoais, profissionais, informações de trabalho, lazer, ou quaisquer outros interesses. Esse “coffee break” levará 10 minutos.



2. “Lead-In” - abordagem do tema: Ao voltarmos para o ambiente do LAB, faremos uma primeira atividade de interação e mediação, tendo a fotografia como elemento de criação, o dispositivo criativo Imaginauta “ O Q Será, Q será?” . Essa atividade consiste na exposição de saquinhos de papel, contendo a pergunta que dá nome ao dispositivo, “O Q Será, Que Será?” e dentro dos saquinhos estarão “fotografias e fotoartes” do acervo Imaginautas. Tocarei uma música ambiente, e enquanto a música toca, a turma levanta e explora os saquinhos. Pedirei que cada qual escolha a imagem que mais lhe toca. Atividade levará 5 minutos.




* Estas imagens são do "Happening Hours" - Mostra Coletiva de Artes, que aconteceu em Belo Horizonte em 2009. No momento, o público interage com a intervenção Imaginauta "O Q será, Q será?" com fotografias feitas no Mercado Central. 


3.FEEDBACK: Após explorarem os saquinhos e desvendarem seus conteúdos, estimularei “leituras” e “interpretações” sobre as Imagens, e introduzirei então, o conceito da Metodologia Imaginautas e um breve histórico dos seus quase 10 anos de atuação no universo da educação, artes, comunicação, redes sociais e suas conexões com cultura, ciências, tecnologias, criatividade etc. Após esse momento de feedback e troca de ideias, partiremos para a próxima atividade que será “Leitura e Interpretação de Imagens” - elementos de composição e mensagens. 10 minutos.

O que é Ser "Imaginauta"? 
Viajante da Imagem,
Imaginário ou 
Imaginação!









... é também manifestar artes em espaços públicos, 
atuando colaborativamente, em redes e nas redes,
transformando Pessoas e Cidades, 
pensando Bem-Comum!

Virada Cultural de São Paulo_ 2010.















4. Leitura, Composição e Mensagem Fotográfica: Elementos de composição, regras básicas de fotografia, profundidade de campo, regra dos terços, tipos de enquadramento, valor de exposição, tipos de fotografia, luz, formatos e processos criativos e atividades de sensibilização estética. Durante os encontros, todxs podem acessar a internet, pesquisar sobre os temas de interesse ao redor da fotografia, expressar suas ideias, duvidas, desenvolver ideias próprias para aplicação da fotografia em processo de ensino-aprendizagem e também estimulo a produção fotográfica artística. 30 minutos.


Panorama



 






Retratos & Encenações



















Pessoas & Animais














Retratos de Crianças












Express YourSelfie: 
Quem Sou Eu?
À quê Vim?







COM_TATO_ÍNTIMO
Fotofilosofia.







NATUREZA 
















Luz Criativa






Ambientes Urbanos










Documentação Artística















Arquitetura









 



Conceitual







 Fotografia Intervencionista







PADRÕES 










* Todas as fotografias dessa sessão, são de autoria de GHustavo Távora, e feitas com tecnologia de bolso.


5. Coffee Break: Pausaremos para um novo cafezinho, uma ida ao banheiro, uma troca de ideias paralelas, uma oportunidade de tirar as dúvidas de quem precisar mais atenção, na verdade é um “coffee break” funcional. 5 minutos.



6. Conhecendo as Ferramentas Fotográficas do seu Smartphone ou Tablet, e Aplicativos de Edição Fotográfica.


A ideia aqui é que cada um faça uma imersão investigativa em seu próprio smartphone e pesquise em grupo primeiramente, o que significam os comandos. Sempre o primeiro passo é estimular que encontrem soluções dialogando entre si, eu apenas faço a mediação de saberes e oriento ideias. Apresentação dos aplicativos : SNAPSEED, MOLDIV e PIXL R – Edição Fotográfica – Retrato e Artística e Imagens Textuais. Concepção de temas para uma saída fotográfica. 45 minutos.

Referências: http://www.fotografia-dg.com/dicas-para-tirarmelhores-fotos-smartphone/



7. Saída Fotográfica : “UNIVERSO CIRCUNDANTE”
- após todas as atividades do encontro, diálogos, trocas de ideias e conceituações, partiremos para uma “DERIVA FOTOGRÁFICA” no próprio Bairro, creio que podemos dar uma volta no quarteirão, e durante esta caminhada, a turma deverá captar imagens, utilizando-se já dos conhecimentos adquiridos previamente. Deverão realizar as seguintes “Tarefas Fotofilosóficas”:


– COM_TATO_ÍNTIMO: Terão que encontrar flores no caminho, e usando a técnica de fotografia macro, deverão tocar essa flor, e fotografar o toque. Também fazer fotos da flor em detalhes e suas partes. Estudo de luz e composição, perpassando por sensibilização estética e filosófica em relação a Natureza Humana. Mínimo 5 Imagens.

- PanorAMO “Recife”! _ Fazer uma série de 5 panorâmicas horizontais.

- VertiCidades! _ Fazer uma série de 5 panorâmicas verticais.

- Uma série de planos e enquadramentos – aberto, fechado, médio, detalhes, zoom, enquadramento lateral, central, marginal etc. 5 Imagens

- Uma série de Fotografias Abstratas ou Texturas – 5 Imagens.

- Uma série de Fotografias com detalhes arquitetônicos. - 5 Imagens.


Saída 45 minutos.



8. Leitura Coletiva das Imagens e Ateliê de Produção Fotográfica usando Aplicativos apresentados.



Após o brainstorming de imagens, pedirei que cada pessoa escolha a melhor imagem de cada tema, e poste na página do grupo. Daí faremos uma leitura coletiva das imagens. Após essa leitura, cada participante será incentivado a “editar” estas fotos escolhidas, e apresentar um resultado final da fotografia editada e também como poderiam desenvolver um tema educativo a partir delas. Cada qual será estimulado a criar uma atividade com aquelas imagens. As mesmas deverão ser impressas e apresentadas em uma “FLASH EXPO”.


Cada pessoa pode escolher seu “local” criativo. Permanecer em sala de aula, ir para um espaço aberto, pra sala de estar, biblioteca, enfim, não precisam ficar dentro do Lab. O processo de leitura e laboratório de edição dura 45 minutos.



9. Impressão das Fotografias e Montagem de uma intervenção Arte Educativa no Espaço da Escola.



A ideia é que após a finalização das imagens, possamos imprimi-las na própria impressora da instituição, e realizarmos uma “intervenção arte educativa” pelo espaço, tendo a fotografia como objeto de criação. Essa parte é muito importante, posto que é a vivência prática do “ser artista” do professor mediador. Cada qual deverá fazer a gestão de sua atividade, podendo ser em grupo, dupla ou individual, o importante é que todxs criem e participem da intervenção. Para dar mais vivacidade ao momento, poderíamos divulgar a ação para visitantes que queiram contemplar e participar das atividades, podendo ser o público da própria escola. Caso não, pelo menos que realizem a intervenção, façam seu registro e postem no grupo da oficina. Essas intervenções podem permanecer durante uma semana na Instituição, para que estudantes e professores possam prestigiar.
Esse processo de impressão, montagem e registro das atividades deve durar aproximadamente

45 minutos.


















* Imagens da ação ImaginautasLEGATIO, atividades em artes visuais para interação com o publico, tendo com o tema os Mapas da Exposição LEGATIO, que aconteceu na Biblioteca Central da UFPE, pelo projeto CULTUR@TIVA!


DOCUMENTAÇÃO DA PRODUÇÃO:

Todo o processo será documentado pelo próprio mediador durante os acontecimentos, e serão lançados na página do FB, desta forma, ao final do encontro, tudo estará documentado e socializado online.

Criaremos banco de imagens que poderão ser usados pelo grupo em suas respectivas escolas e também criaremos uma lista de possibilidades novas em relação a atividades fotográficas educativas, como um “menu” de dispositivos que podem ser usados como inovações pedagógicas.



MATERIAL NECESSÁRIO:



Projetor Multimédia com saída HDMI.

Impressora Colorida e Preto e Branca para impressão das imagens.

Envelopes, Fitas duplas faces, barbantes, Marcadores pretos, Cola bastão, “suporte plástico para tabelas de escritório” - para servir de suporte para imagens, é muito prático! Comprar tamanho 10x15 e 15x21.

Uma mesa de Coffee Break atraente – com bastante guloseimas e bons drinques – acho q isso é um excelente diferencial e acho que podemos criar o “Coffee Break” funcional, onde quem quiser fica livre para se aliviar no banheiro, respirar, conversar, tomar um café, e quem precisa de mais atenção pode procurar o mediador que naquele momento pode dar uma assistência mais pessoal.



Esse material pode ser pedido aos participantes, pelo menos os suportes para as tabelas que servirão de suporte.



NÃO HÁ BIBLIOGRAFIA. Todas as atividades são baseadas na intuição, entendimento, talento e identidade pessoal de cada participante. O desejo é que cada qual descubra e desenvolva seus pensamentos a partir de si, e da vivência com a troca em grupo, como também suas próprias buscas e pesquisas.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário